Grupos de ativistas em mobilidade urbana entregaram um documento pedindo ao Ministério Público de São Paulo que seja mantida a política de redução da velocidade máxima nas vias da capital paulista.
Assinam o dossiê a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e os movimentos Bike é Legal, Bike Zona Sul e Sampapé.
Desde o ano passado, a prefeitura vem reduzindo as velocidades permitidas em avenidas e ruas da cidade. As mudanças que tiveram mais impacto e visibilidade foram as feitas nas marginais Pinheiros e Tietê.
Durante a campanha, o prefeito eleito João Doria apresentou como proposta a revisão da redução dos limites, especialmente nas marginais.
No dossiê entregue ao Ministério Público são apresentados os dados e marcos legais que embasam a diminuição da velocidade nas vias.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou em outubro um balanço que mostrou uma queda de 52% no número de acidentes fatais nas marginais Tietê e Pinheiros durante o primeiro ano da implantação da redução de velocidade nas duas vias.
De julho de 2014 a junho de 2015, foram registrados 64 acidentes com mortes. De julho de 2015 a junho de 2016, ocorreram 31. A queda foi influenciada principalmente pela redução dos atropelamentos com mortes.