Pesquisa aponta que Ministério Público não cumpre com funções constitucionais

Cidadania

Publicado em 06/12/2016 - 18:34 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério Público brasileiro não cumpre com as suas funções constitucionais. A conclusão é de uma pesquisa feita com quase 900 promotores e procuradores pelo Centro de Estudo de Segurança e Cidadania.

 

As pesquisadoras enfatizam que a instituição ganhou três novas funções com a Constituinte: controle externo da polícia , supervisão das ações penais e defesa dos direitos coletivos, além de manter o papel de acusação.

 

No entanto, apenas 18% dos que responderam atuam no acompanhamento da execução de sentenças e 31%  se dedica parcial ou integralmente a fiscalizar as forças policiais.

 

Uma atribuição que é  exclusiva do Ministério Público, a coordenadora do centro, Julita Lengruber, acredita que o desimportância dada ao controle das ações policiais  decorre do desinteresse da sociedade para que isso seja feito.

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo