Agentes penitenciários do Rio de Janeiro prometem retomar a greve a partir de zero hora de sexta-feira( 27). Em comunicado, o sindicato da categoria informa que vai oficiar ainda nesta quarta-feira todos os poderes e órgãos para que tomem conhecimento do indicativo de greve.
Na segunda-feira(30), a categoria deve realizar uma assembleia para discutir a proposta do governo apresentada em audiência de conciliação realizada nessa terça-feira, como destaca o presidente do Sindsistema, Gutembergue de Oliveira.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou que mediou, nessa terça-feira, audiência de conciliação entre servidores do sistema penitenciário e governo do estado. De acordo com o TJ, o governo do estado apresentou aos servidores a proposta de suspender, por 30 dias, o movimento grevista até o término das negociações com o governo federal.
O Sindsistema deve analisar essa proposta em assembleia marcada para segunda-feira e indicar uma resposta até a próxima terça-feira. De acordo com o TJ, durante esse período, ficam suspensos os prazos e apresentação de recursos ao processo e os servidores devem manter o serviço em condições habituais.
Os servidores pedem o pagamento do 13º salário, do Regime Adicional de Serviço, o restabelecimento do calendário de pagamento e melhores condições de trabalho.
A Seap – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – informa que, até o momento, não há paralisação dos inspetores de segurança e administração penitenciária.





