Os agentes penitenciários começaram, neste sábado, uma operação padrão no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona oeste do Rio. Normalmente feito por amostragem, com a operação, a documentação de cada visitante está sendo verificada. O que está dificultando o acesso de visitas ao presídio.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, Gutembergue de Oliveira, a operação vai ocorrer até esta segunda-feira.
Além de verificar cada visitante, a Operação também vai restringir as transferências de presos.
A operação-padrão é uma forma de protesto dos agentes penitenciários que tiveram a greve da categoria, inIciada na última terça-feira, suspensa por determinação judicial.
Os salários de dezembro chegaram a ser pagos para servidores ativos e inativos da segurança pública.
Mas o sindicato cobra ainda o recebimento de horas extras do segundo semestre de 2016, do décimo terceiro salário de 2016 e de prêmios pelo cumprimento de meta.
Os servidores fazem nova assembleia nesta segunda, quando também devem entrar com recurso para reverter a decisão que suspendeu a greve./// Na terça, os representantes dos agentes têm audiência de conciliação com o governo do estado na Justiça.
Com informações de Vitor Abdalla, da Agência Brasil





