Especialista critica aumento de velocidade em vias de SP; prefeitura vê benefícios
Representantes de organizações sociais fizeram duras críticas ao programa "Marginal Segura" da Prefeitura de São Paulo, que prevê o aumento das velocidades nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.
Eles discordaram da proposta apresentada pela nova administração municipal durante a primeira reunião do CMTT -- Conselho Municipal de Transporte e Trânsito realizada, nesta quinta-feira, com representantes da Secretaria Municipal de Transportes.
Com a medida, afirmam, há o risco de voltar a crescer o número de mortes e acidentes nas marginais. De acordo com o programa, a velocidade máxima permitida nas pistas expressas das duas vias, por exemplo, passará de 70 quilômetros por hora para 90 quilômetros por hora.
Especialista em Mobilidade Urbana do Idec -- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor -- Rafael Calábria foi um dos conselheiros que se manifestaram contra o programa.
O secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, rebateu às críticas, insistindo nos beneficios do programa para a segurança do trânsito nas duas marginais.
O programa do aumento das velocidades nas marginais dos Rios Tietê e Pinheiros está previsto para entrar em vigor na próxima quarta-feira, dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo.





