logo Radioagência Nacional
Geral

Justiça do Rio suspende reajuste do Bilhete Único Intermunicipal

Transporte
Baixar
Ícaro Matos
19/01/2017 - 14:58
Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o novo reajuste da tarifa do Bilhete Único Intermunicipal, que entraria em vigor em fevereiro.

 

 A decisão tem caráter liminar, e foi concedida pelo juiz Eduardo Antônio Klauser, da Nona Vara de Fazenda Pública da Capital.

 

O valor da tarifa do Bilhete Único Intermunicipal já havia subido de 6 reais e 50 centavos, para 8 reais, no dia primeiro de janeiro.  Este reajuste foi autorizado por lei estadual sancionada em dezembro do ano passado.

 

Na última quinta-feira, o governo do Rio determinou novo aumento, através de decreto do Poder Executivo. O documento previa reajuste de 55 centavos, com a tarifa subindo para 8 reais e 55 centavos, a partir de 13 de fevereiro.

 

No entanto, a Defensoria Pública estadual entrou com uma ação contra o aumento, alegando que o novo reajuste extrapolava os limites da lei. O argumento foi aceito pela justiça, que concedeu liminar suspendendo o aumento. O governo do Rio ainda pode recorrer da decisão.

 

O bilhete único permite que os usuários façam até duas viagens, no intervalo de três horas, em ônibus, metrô, trem, barcas, vans legalizadas e BRT, pagando o valor de 8 reais.

x