Polícia atribui crime de intolerância religiosa a violação de imagens sacras de catedral no Rio

Crime de ódio

Publicado em 21/01/2017 - 08:16 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Delegacia de Polícia do centro de Niterói, na região metropolitana do Rio, encaminhou à Justiça investigação sobre a destruição de imagens de santos da Catedral de São João Batista.

 

O procedimento policial aponta a violação ao artigo 208, do Código Penal, que corresponde ao crime de intolerância religiosa. No sábado, um homem quebrou as imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Cabeças.

 

Lorrama Machado, coordenadora do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa (o Ceplir), ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, alerta para o crescimento dos casos de intolerância no estado.

 

Sonora: “Os crimes de intolerância no estado infelizmente têm crescido, e a gente vê que é sempre isso. O agressor não tem nada que o iniba ou que o pare. Ele fazer vai fazer de novo. É um crime de ódio. Tanto que o agressor, diversas vezes a gente vê nas imagens internas da igreja, ele fala que odeia a religião.”


O Centro de Promoção da Liberdade Religiosa solicitou à prefeitura de Niterói a intensificação das rondas da Guarda Patrimonial na região para evitar novas ocorrências. O centro faz o atendimento das vítimas e acompanha o andamento dos casos de intolerância religiosa junto à polícia, Defensoria Pública e Ministério Público. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (21) 2334-9550 e 2334-9457.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo