Já estão valendo as novas regras divulgadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a serem adotadas por fabricantes de produtos como leite, queijo, iogurte e manteiga, que contêm lactose. A substância é um tipo de açúcar capaz de provocar problemas gastrointestinais nas pessoas que têm intolerância.
O mal estar acontece devido a incapacidade do organismo de produzir a enzima lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose.
São duas resoluções. A primeira determina que todos os alimentos com teor mínimo de lactose devem ter declarado nos rótulos a inscrição "contém lactose", em letra maiúscula e negrito, abaixo da lista de ingredientes. A segunda inclui os produtos destinados a dietas, com restrição de lactose, no regulamento de alimentos para fins especiais. A gerente de alimentos da Anvisa, Thalita Antony, explica os benefícios da iniciativa.
Diagnosticada com intolerância a lactose há quatro anos, a enfermeira Eny Fernanda Alves considera a inclusão do alerta nos rótulos dos produtos industrializados, uma conquista para proteção da saúde.
O mercado alimentício brasileiro tem 24 meses para se adaptar às novas regras. O prazo foi definido com base no tempo que a indústria e seus fornecedores precisam para adequação e também para esgotarem os estoques.