Governo do DF adota medidas para economizar uso de água na agricultura

Crise Hídrica

Publicado em 03/02/2017 - 10:56 Por Gésio Passos - Brasília

Medidas para economizar água na agricultura estão sendo colocadas em prática nos rios que compõe a Bacia do Rio Descoberto.


A ação começou com a canalização das vias de irrigação em Brazlândia, um dos maiores polos agrícolas do Distrito Federal.


A agricultura consome 80% da água daquela bacia, o que compromete o abastecimento do Distrito Federal. 


Além da canalização, estão previstas medidas de proteção das nascentes e de troca de sistemas de irrigação mais econômicos.


O governo do Distrito Federal prevê gastos de R$ 60 milhões com as medidas, sendo que só tem garantido no orçamento metade desses recursos. 


Segundo Hercílio Matos, subscretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, não está prevista nenhuma cobrança de água ao agricultor. A proposta é evitar o desperdício. 


A região da Bacia do Descoberto é responsável pela produção de 40% das hortaliças e frutas consumidas no Distrito Federal.


As medidas planejadas pelo governo podem assegurar uma economia que representa o abastecimento de Samambaia e Ceilândia juntas, duas das maiores regiões administrativas do Distrito Federal.

 

* Matéria atualizada às 14h45 de 03/02/17 para adequação de título.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo