Trabalhadores e lojistas divergem sobre abertura dos shoppings no carnaval

Rio de Janeiro

Publicado em 17/02/2017 - 16:47 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Mais da metade dos 37 shoppings do Rio não funcionarão ou facultaram a abertura na segunda-feira de carnaval, dia 27 de fevereiro, de acordo com presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer.

 

Ele explica que a medida, adotada em anos anteriores, é uma compensação dada aos comerciários que participaram das maratonas de vendas do Natal. Ayer alega falta de segurança e dificuldade na mobilidade na cidade durante esse dia para justificar o fechamento.

 

A questão, no entanto, acabou gerando divergências. De um lado os trabalhadores, que preferem o fechamento, do outro, os lojistas, que acusam o Sindicato dos Comerciários de ignorar a grave crise financeira no estado, optando pelo não funcionamento em um período de grande movimentação na cidade.

 

O Sindicato dos Lojistas do Rio afirma, ainda, que a “alegada questão da segurança é irresponsável e pode provocar pânico na população”. O presidente do Sindilojas, Aldo Gonçalves, ressalta que não há o que se compensar na segunda-feira de carnaval deste ano, já que, no ano passado, as maratonas de vendas não aconteceram.



Os comerciários, por outro lado, afirmam que, apesar de não ter acordo assinado para este ano, os shoppings realizaram sim a maratona, abrindo e fechando o comércio em horário estendido.

 

Apesar da polêmica, a decisão sobre o funcionamento fica a critério dos shoppings e comerciantes em geral. Até o momento, pelo menos nove grandes shoppings da cidade já confirmaram que não abrirão na segunda-feira, entre eles, o Barra shopping, Rio Design Barra, Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, Shopping Leblon, Park shopping de Campo Grande e Sulacap, além do Village Mall e. Shopping Tijuca.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo