Trocando em Miúdo: Ouça gravações históricas neste Dia Mundial do Rádio

Trocando em Miúdo

Publicado em 13/02/2017 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje é especial, pelo Dia Mundial do Rádio, comemorado pela ONU no dia 13 de fevereiro e, inclusive, a gente está participando da página da Unesco.

 

O tema deste ano tem a ver com o que a gente faz aqui o ano inteiro nesta prosa, que está indo para os dez anos de duração. O tema é o seguinte: O Rádio é Você.

 

Se você escutar o programa, vai poder ouvir algumas gravações históricas. Uma delas, por exemplo, bastante rara, quando o rádio ainda nem existia no Brasil. A gravação, no caso, é do Barão do Rio Branco. Escute também as vozes de Getúlio Vargas e Carlos Lacerda.

 

O Trocando em Miúdo de hoje mostra ainda alguns trechos de sucessos na chamada “Década de Ouro” do rádio no Brasil, nos anos 1950, principalmente na Rádio Nacional do Rio, entre outras, com gravações do Repórter Esso e das radionovelas, sendo a primeira “O Direito de Nascer”.

 

Um bom Dia do Rádio. Obrigado pela companhia. Como diz a campanha mundial deste ano, divulgada pela Unesco, da ONU: O Rádio é Você.

 

Então, tá.
Inté e axé.

 

*Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo