Viva Maria: Marisa Letícia e o papel político da mulher na construção da democracia

Viva Maria

Publicado em 03/02/2017 - 04:04 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria hoje (3) se une ao adeus à ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, de 66 anos, que, na manhã de ontem (2), teve sua morte cerebral anunciada. A história haverá de fazer jus à trajetória de luta desta mulher que teve um importante papel político na construção da democracia brasileira.

 

E isso desde a campanha pelas Diretas, Já! Ela enfrentou com muita coragem a Marcha das Mulheres contra a ditadura em nosso país. Com a mesma disposição, encarou, ao lado de  seu companheiro, as pressões que se abatem sobre quem ousa se aproximar do poder. Infelizmente, um campo ainda muito difícil para as mulheres que se aventuram no ativismo partidário. A jornalista Jacira Melo, diretora do Instituto Patricia Galvão, sabe bem disso, já que há muitos anos se dedica a projetos que têm por objetivo garantir mais direitos e mais poder para as mulheres. Vamos ouvi-la!

 

 

*Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo