Agência entra em alerta para doença de Mormo no Tocantins

Defesa Agropecuária

Publicado em 29/03/2017 - 08:47 Por Maísa Penetra - Brasília

Com 33 casos da doença de Mormo confirmados no sul de Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado voltou a recomendar que sejam evitadas as aglomerações de cavalos, burros e jumentos em eventos agropecuários nas cidades onde foram identificados focos da doença: Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins. 


Uma das orientações é que médicos veterinários, zootecnistas, criadores e promotores de eventos para equídeos se comprometam com a prevenção, detecção precoce e contenção da doença, comunicando toda suspeita de Mormo à agência para que sejam adotadas as medidas sanitárias pertinentes. 


Devido a inexistência de vacinas e aos tratamentos serem proibidos, a agência pede cuidado extra para o transporte de animais no estado. 


Mormo é uma doença crônica infecto-contagiosa que atinge principalmente equídeos, mas em casos excepcionais pode ser contraída por outros mamíferos como cães, gatos e até o homem.


Os principais sintomas da doença são febre, fadiga, fraqueza extrema, sangramentos nasais e anorexia. A transmissão é feita por contato com fluidos corporais como fezes, urina, secreção nasal e pus de animais doentes.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Cidade de Sergipe registra tremor de terra de gravidade baixa

A terra voltou a tremer, na madrugada desta quarta-feira, no município de Canhoba, localizado na região do Baixo São Francisco, há 122 km da capital de Sergipe, Aracaju.

Baixar arquivo
Saúde

Plano de Saúde: ANS aponta redução de reclamações relacionadas à covid

O número de reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à covid-19 foi diminuindo ao longo da pandemia.

Baixar arquivo
Saúde

Novas regras para doação de sangue podem facilitar número de doadores

A partir de agora, os candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de 10 dias. Regra anterior era de 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa determina o recolhimento de autotestes de covid-19

Como ainda não há uma definição sobre essa ferramenta de testagens caseiras, no Brasil, a Anvisa determinou o recolhimento, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos autotestes de covid-19 das empresas Isa Lab e Pague .

Baixar arquivo
Saúde

3º lote de vacinas pediátricas serão entregues até quinta-feira

Todos os estados e o Distrito Federal terão recebido o terceiro lote das doses pediátricas da vacina Pfizer e o primeiro da Coronavac, para o mesmo público.

Baixar arquivo
Economia

Porto de Santos registra recorde de movimento em 2021

Contribuíram muito para esse recorde o aumento das importações, que cresceram 10,4%, enquanto as exportações diminuíram 3,5%.

Baixar arquivo