Governo de SP investe em abastecimento de água; especialistas ainda apontam desafios

Semana da Água

Publicado em 23/03/2017 - 09:16 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Nesta Semana da Água, a Rádio Nacional veicula uma série de cinco matérias sobre os recursos hídricos no país e no mundo.

 

Na reportagem de hoje (23), o tema é o desafio de manter a distribuição de água aos consumidores paulistas e evitar um novo racionamento como o de 2014/2015.

 

 

 

O governo de São Paulo comemorou o investimento na casa dos R$ 3 bilhões, em seis obras, com o objetivo de garantir a segurança hídrica do estado. A promessa do governador Geraldo Alckmim é inaugurar, em breve, a maior parte dessas obras. 


O sistema Cantareira é um dos maiores sistemas de abastecimento de água do mundo e a principal reserva da Grande São Paulo. Cerca de 8 milhões de pessoas dependem das águas do Cantareira e foi esse sistema o mais afetado pela crise hídrica que atingiu São Paulo entre 2014 e 2015.


O volume de água chegou a 5% no período mais crítico e foi preciso tomar medidas drásticas. A Sabesp, a Companhia de Água e Esgoto de São Paulo, diminuiu o fornecimento reduzindo a vazão de água, consumidores que ultrapassaram a própria média de consumo pagaram multas e o governo financiou obras que permitiram acessar cerca de 300 bilhões de litros de água que integravam o chamado volume morto do Cantareira. 


Com as chuvas, a crise ficou menos visível. Nessa quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, o nível do sistema Cantareira estava em quase 66%, sem contar as águas da reserva técnica.


Mas para especialistas, como o professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP) Antonio Almeida o fantasma do desabastecimento continua rondando. 


O professor aponta problemas que não foram resolvidos, como o desperdício de água pela própria Sabesp. Quase 32% de toda a água distribuída em São Paulo fica no meio do caminho. A maior parte se perde em vazamentos. O restante em furtos e desvios.


Segundo a Sabesp, desde 2014 foram investidos R$ 1 bilhão na prevenção de perdas do sistema. O valor é apenas um quinto do montante necessário para a substituição dos trechos mais velhos da tubulação.


Esse cálculo também é da Sabesp. Mas para Antônio Almeida os vazamentos são só parte do problema. Ele questiona o investimento apenas em grandes obras e lembra que matas ciliares e áreas de preservação, que ajudariam a manter o abastecimento de água desapareceram com a ajuda da especulação imobiliária.


Pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica ajuda a dar dimensão ao problema. Em outubro de 2014 restavam apenas 21% da mata nativa do sistema Cantareira. Hamilton Rocha, do Coletivo de Luta pela Água, afirma que a crise continua presente para a população mais pobre de São Paulo.


A reportagem visitou alguns desses lugares, como a Rua das Jabuticabeiras, em Barueri, e encontrou pessoas como a dona de casa Maria Dirce, que vive uma crise hídrica cotidiana. 


Em nota, a Sabesp esclareceu que levando em consideração apenas as perdas de água por vazamentos, cerca de 21%, o índice é semelhante ao de outras cidades no mundo.


Sobre a falta de água em algumas regiões, a empresa explicou que isso se dá pela redução da vazão da água durante a noite e que cabe aos clientes terem caixa d'água adequada a quantidade de moradores do local, para garantir o abastecimento por no mínimo 24 horas. 

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo