Transposição de águas do Rio São Francisco começa a funcionar

Entrevista

Publicado em 07/03/2017 - 10:51 Por Sumaia Villela - Recife

Apesar do rompimento parcial no Rereservatório Barreiro, ocorrido na última sexta-feira no município pernambucano de Sertânia, a passagem de água para o restante do trajeto do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco será feita e a água seguirá para a Paraíba.

 

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou nesta segunda-feira a barragem danificada e confirmou para sábado a cerimônia que marca a chegada da água na Paraíba, no município de Monteiro, com a presença do presidente Michel Temer.

 

Sonora: “Estamos certos, pelos laudos apresentados pela equipe técnica contratada pelo Ministério, que está solucionada a contenção da água. Vamos continuar trabalhando para identificar razões que deram causa a este problema e a recuperação da área danificada, porém está liberado no sentido da elevação da cota do reservatório de Barreiro que permitirá a continuidade do curso das águas até o reservatório de Campos, que permitirá a entrega de água para Sertânia e a chegada da água na Paraíba”, afirmou. “A nossa previsão é que possamos, no próximo sáabdo, fazer a entrega da água na Paraíba com a presença d oPresidente da República”, completa posteriormente.

 

A inauguração estava prevista para o dia nove de março, mas foi adiada pelo vazamento do reservatório localizado em Sertânia. Parte da estrutura se rompeu e alagou comunidades pelo caminho. 60 famílias foram retiradas de casa, e plantações e animais foram perdidos no alagamento. O reservatório fica no Eixo Leste da Integração do São Francisco e começou a funcionar há uma semana. O ministro Helder Barbalho informou que as causas do rompimento estão em investigação. Para conter o vazamento foram usadas pedras de grande porte, montando uma espécie de dique no local.

 

Depois de Pernambuco, a água da transposição segue para Monteiro, município da Paraíba, onde duas barragens são consideradas estratégicas para receber a água: Poções e Camalaú. Preocupado com a segurança do sistema, o Ministério Público Federal na Paraíba recomendou ao Ministério da Integração que, antes de iniciar a operação no lado paraibano, elabore laudo pericial para comprovar que o vazamento no reservatório Barreiro não comprometeu a estrutura da barragem. A recomendação pede ainda que o Ministério assegure que a vazão da água será suportada pelos reservatórios da Paraíba. Ambos estão com as obras de recuperação inacabadas, segundo a procuradora da República Janaína Andrade.

 

Sonora: “Falta tudo. A obra de Poções começou há cerca de 15 dias. Sequer existe tubulação para o fluxo complementar de água que se quer trazer da barragem” + CRÍTICAS... comunicada oficialmente de que não há plano de segurança ou plano de emergência para os dois açudes paraibanos.

 


Sobre o caso específico de Barreiro, Janaína diz que o local não foi fiscalizado pelo MPF da Paraíba por estar em Pernambuco, mas questiona as obras de contenção feitas depois do vazamento.

 

Sonora: “Nas análises feitas junto com o perito do Ministério Público Federal, ela não é um obra de engenharia para uma contenção de uma vazamento daquela proporção. Ali foram colocadas rochas e areias que são permeáveis do jeito que estão, que facilita a passagem da água e inclusive podem aumentar o dano em caso de vazamento” + “Seria uma contradição inaugurar [a nova etapa do Eixo Leste] se ela não tem nenhum laudo que comprove se o rompimento comprometeu e se os açudes têm condições de receber as águas”.

 

 

Ficou estabelecido o prazo de cinco dias para que o governo federal se manifeste sobre o acatamento da recomendação. Esta Quarta-feira é o último dia para resposta. Em nota, o Ministério da Integração Nacional afirmou que vai fornecer as informações solicitadas.

 

Já o Ministério Público Federal em Pernambuco  (MPF-PE) instaurou procedimento administrativo para averiguar as circunstâncias do rompimento da barragem em Sertânia. 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo