Executivos da Odebrecht apontam irregularidade na construção de Centro Administrativo de Brasília

Delações

Publicado em 14/04/2017 - 16:22 Por Gésio Passos - Brasília

Delações de executivos da Odebrecht indicam que, em 2014, o ex-governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz e seu vice, Tadeu Fellipelli, receberam R$ 2,5 milhões para viabilizar a construção do novo Centro Administrativo de Brasília, que fica na região de Taguatinga.

 

Segundo depoimento dos diretores da Odebrecht, João Pacífico e Alexandre Barradas, teria sido pago 2 milhões de reais para Felippeli, por ter conseguido que o governo desse as garantias para a Odebrecht e a Via Engenharia conseguirem financiamentos para a obra.

 

Agnelo teria recebido R$ 500 mil por ter sinalizado o início do pagamento pelo GDF de valores previstos na licitação.

 

O executivo João Pacífico diz como funcionou o acerto com o então governo do DF.

 

As delações afirmam que, em 2014, o governo de Agnelo Queiroz concedeu o habite-se para obra dois dias antes do fim do mandato, como contrapartida para a propina paga.

 

A defesa do ex-governador diz que é impossível emitir qualquer opinião, já que não se tem conhecimento de toda investigação. Afirma ainda que Agnelo se mantém convicto quanto a regularidade de todos os atos por ele praticados.

 

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex-vice-governador Tadeu Fellipelli.

 

O novo Centro Administrativo do DF foi licitado em 2008, durante o governo de José Roberto Arruda. A Odebrecht, em consórcio com a Via Engenharia, venceu a licitação, que segundo as delações, foi conseguida através de um acordo com as construturas Manchester e Delta, que também participavam da concorrência. É o que explica o executivo João Pacífico.

 

O acordo previu para Manchester 25% dos contratos de limpeza e vigilância do novo Centro Administrativo.

 

A defesa do ex-governador Arruda diz que não teve acesso às delações, mas que tem certeza que não tem nenhum fato para incriminá-lo.

 

A Via Engenharia informou que não tomou conhecimento do teor da delação da Odebrecht e que desconhece as circunstâncias das negociações que envolvem a empreiteira. A reportagem não conseguiu retorno da empresa Manchester.

 

O governo do DF ainda não utiliza o Centro Administrativo. O habite-se da obra foi anulado e a concessão é objeto de disputas judiciais.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin encaminhou o caso para investigação da Justiça Federal em Brasília.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo