logo Radioagência Nacional
Geral

Polícia Pacificadora promete retirada de PMs de casas ocupadas no Complexo do Alemão

Segurança Pública
Baixar
Nanna Pôssa
24/04/2017 - 21:35
Rio de Janeiro

O comando da coordenadoria de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro afirmou que os PMs vão desocupar as casas usadas como base no complexo do Alemão, na zona norte carioca.

 

O subcoordenador, tenente Coronel Marcos Borges afirmou que a retirada vai ocorrer assim que uma cabine blindada for instalada.

 

A violência policial e a ocupação de casas no complexo do alemão foram tema de audiência nesta segunda-feira na sede da Defensoria Pública do estado. Estavam presentes representantes de organizações sociais, da secretaria de segurança, do Ministério Público, deputados, vereadores além de moradores e policiais.

 

Desde janeiro moradores do complexo do alemão reclamam que lages foram transformadas em pontos de observação da movimentação de criminosos. Uma destas casas é a do pastor Jorge Felix que alugava o imóvel.

 

A defensora pública Lívia Cásseres diz que a medida é ilegal e recebeu queixas de quatro famílias. Ela recomenda mudança na política da corporação.

 

O comandante da UPP de Nova Brasília, que fica no Complexo do Alemão, Major Leonardo Zuma, diz que apenas uma casa vazia foi ocupada por policias de forma emergencial.

 

O integrante do coletivo papo reto, do Complexo do Alemão, Raul Santiago, pede uma atuação diferente da polícia.

 

No mesmo dia da audiência, três policiais foram baleados durante a instalação da cabine blindada no Conjunto de Favelas do Alemão.

x