Povo indígena Gavião denuncia ameaças por parte de madeireiros no Maranhão

Maranhão

Publicado em 05/05/2017 - 19:48 Por Luanda Belo - São Luís

A não demarcação de terras indígenas que resultou no confronto entre Gamelas e fazendeiros no município de Viana não é um fato isolado. Os conflitos pela posse da terra acontecem até em territórios já demarcados pela Funai, como é o caso da Terra Indígena Governador, em Amarante, no Maranhão. Lá, o povo Gavião é constantemente ameaçado pela ação de madeireiros. Confira na reportagem especial:

 

A Terra Indígena de Governador, em Amarante do Maranhão, na região sudoeste do estado, é uma área de quase 42 mil hectares, onde vivem indígenas da etnia gavião e Tenetehara.

 

Apesar de regularizada pela Funai, não impede a livre circulação de madeireiros. São pelo menos quatro pontos de retirada de madeira. O antropólogo Maycon Melo, que realiza um estudo sobre a etnia há quatro anos, diz que o povo está acuado dentro da sua própria terra.

 

Em março deste ano, os indígenas José Caneta Gavião e Sônia Vicente Gavião foram atropelados e mortos por um caminhão de madeireiros. Em um ano, foi a terceira morte por atropelamento. O cacique Evandro Luís diz que os indígenas consideram uma represália.

 

O cacique denuncia, ainda, outras mortes, como a de Joel Gavião.

 

Os índígenas contam que já denunciaram a situação aos órgãos competentes, mas não obtiveram respostas. Cansados de ver suas terras sendo invadidas e esperar por fiscalizações mais frequentes da Funai, o povo Gavião formou um grupo para monitorar e proteger o seu território: os guardiões.

 

O coordenador do grupo, Marcelo Gavião, fala das perdas do território indígena.

 

*Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta da Funai sobre a ação de madeireiros na região, ameaças sofridas pelos índios ou sobre a ação do grupo indígena organizado para monitoramento da área.

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo