Povo indígena Gavião denuncia ameaças por parte de madeireiros no Maranhão

Maranhão

Publicado em 05/05/2017 - 19:48 Por Luanda Belo - São Luís

A não demarcação de terras indígenas que resultou no confronto entre Gamelas e fazendeiros no município de Viana não é um fato isolado. Os conflitos pela posse da terra acontecem até em territórios já demarcados pela Funai, como é o caso da Terra Indígena Governador, em Amarante, no Maranhão. Lá, o povo Gavião é constantemente ameaçado pela ação de madeireiros. Confira na reportagem especial:

 

A Terra Indígena de Governador, em Amarante do Maranhão, na região sudoeste do estado, é uma área de quase 42 mil hectares, onde vivem indígenas da etnia gavião e Tenetehara.

 

Apesar de regularizada pela Funai, não impede a livre circulação de madeireiros. São pelo menos quatro pontos de retirada de madeira. O antropólogo Maycon Melo, que realiza um estudo sobre a etnia há quatro anos, diz que o povo está acuado dentro da sua própria terra.

 

Em março deste ano, os indígenas José Caneta Gavião e Sônia Vicente Gavião foram atropelados e mortos por um caminhão de madeireiros. Em um ano, foi a terceira morte por atropelamento. O cacique Evandro Luís diz que os indígenas consideram uma represália.

 

O cacique denuncia, ainda, outras mortes, como a de Joel Gavião.

 

Os índígenas contam que já denunciaram a situação aos órgãos competentes, mas não obtiveram respostas. Cansados de ver suas terras sendo invadidas e esperar por fiscalizações mais frequentes da Funai, o povo Gavião formou um grupo para monitorar e proteger o seu território: os guardiões.

 

O coordenador do grupo, Marcelo Gavião, fala das perdas do território indígena.

 

*Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta da Funai sobre a ação de madeireiros na região, ameaças sofridas pelos índios ou sobre a ação do grupo indígena organizado para monitoramento da área.

Últimas notícias
Internacional

História Hoje: cidade de Montreal, no Canadá, era fundada há 380 anos

O oficial francês Paul de Chomedey de Maisonneuve desembarcou no local em 17 ou 18 de maio de 1642. Existe uma divergência entre historiadores sobre o dia exato da chegada dos colonizadores nessa região.

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim ganha bronze em prova de triatlo na Espanha

Caio Bonfim manteve a sua rotina de bons resultados visando o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que tem início nesta sexta-feira, em La Nucia, Alicante, Espanha, e o Mundial de Oregon, de 15 a 24 de julho, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Esportes

Novorizontino e Sport ficam no 0 a 0 pela Série B

Pela Série B do Campeonato Brasileiro, um jogo: 21h30 tem CRB e Londrina.

Baixar arquivo
Cultura

Semana Nacional de Museus: confira atrações no Centro-Oeste do país

A 20ª Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. Evento é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

Baixar arquivo
Geral

Confira como fica o tempo no Brasil nesta quarta-feira (18)

Porto Velho, em Rondônia, tem céu encoberto, com muitas nuvens, passando a claro.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira como fica o tempo na região nesta quarta (18)

Curitiba, no Paraná, tem previsão de céu encoberto, com chuvisco à noite com poucas nuvens.

Baixar arquivo