Beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamento de saúde até sexta em RO e AC

Bolsa Família

Publicado em 26/06/2017 - 13:18 Por Michelle Moreira - Brasília

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em Porto Velho (RO), têm até a próxima sexta-feira (30) deste mês para buscarem uma unidade básica de saúde (UBS) para o acompanhamento do estado nutricional e calendário vacinal.


Já em Rio Branco (AC), o prazo vai até a próxima quarta-feira (28).


Na capital acriana, das 23 mil famílias atendidas pelo programa, 21 mil fazem parte do público-alvo e precisam fazer o acompanhamento. Segundo a prefeitura, 8 mil famílias compareceram a uma unidade de saúde até a última quarta-feira (22).

 

Em Porto Velho, pouco mais de 21 mil famílias devem atualizar informações. De acordo com o município, 6,5 mil famílias procuraram atendimento até o último dia 20.

 

O acompanhamento vale para a pessoa responsável pelo recebimento do benefício e todos os dependentes. Para tanto, os beneficiários devem levar a caderneta de vacinação, o cartão do programa e o da gestante para acompanhamento e atualização de informações.

 

A família que não fizer o acompanhamento, corre o risco de ter o benefício suspenso.

 

O repasse de recurso pelo Bolsa Família está vinculado ao cumprimento de compromissos nas áreas de saúde, assistência social e educação.

 

Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério da Educação e o da Saúde, definem um calendário com os períodos de coleta e de registro das informações de acompanhamento das condicionantes nos sistemas da saúde e educação.

 

Os municípios realizam o acompanhamento, coletam os resultados da frequência escolar e do atendimento em saúde e registram nos sistemas nacionais.

 

Na área da educação, o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários de 6 a 17 anos ocorre cinco vezes ao ano, bimestralmente. São excluídos os meses de dezembro e janeiro, época de férias escolares. Na área da saúde, o acompanhamento é semestral.

 

Ainda neste mês, o Ministério do Desenvolvimento Social repassará pouco mais de R$ 2 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família. O valor médio do benefício é de R$ 180.


O valor repassado varia de acordo com o número de integrantes da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo