Degradação provoca avanço do Amazonas sobre Macapá podendo chegar a 20 metros

Meio Ambiente

Publicado em 06/06/2017 - 13:02 Por Renata Martins - Brasília

A maré do rio Amazonas avança cinco metros, por ano, sobre um dos cartões-postais de Macapá e ameça construções na orla.


O avanço da maré está engolindo parte da capital amapaense. Com vista para o rio Amazonas, a orla de Macapá está ameaçada pela erosão.


Na zona sul, a falta de obras de contenção, como um muro de arrimo, na região do Aturiá, expulsa moradores. Nos bairros de Perpétuo Socorro e Cidade Nova, na zona leste, já existe muro. No entanto, sem manutenção e com a ação do tempo parte da proteção caiu.


As águas do rio Amazonas avançam cinco metros por ano sobre Macapá. É o que aponta estudo do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), feito em 2015.


O documento mostra que a ocupação irregular e o desmatamento, combinados com a força da maré e do vento, são as principais causas do avanço das águas.


O secretário de Transporte do Amapá, Jorge Amanajás, comentou sobre as áreas mais comprometidas.


De acordo com o secretário, a reconstrução do muro de arrimo está em fase de licitação e a obra deve ter incio no segundo semestre deste ano.


Além do avanço da erosão, a orla de Macapá também sofre com assoreamento. O acesso ao Igarapé da Mulheres está prejudicado. No local, há grande circulação de pequenas embarcações que trazem a produção das comunidades ribeirinhas.


Para normalizar o fluxo das embarcações é necessário fazer um trabalho de dragagem do canal. A Secretaria de Transporte já inciou os procedimentos para licitar a obra, informou Jorge Amanajás.


Para o pesquisador do Iepa Admilson Torres o maior prejuízo é socioeconômico.


Jorge Santos, que mora e trabalha no Perpétuo Socorro, destaca os riscos para quem passa pela região. Segundo o morador, não há cercas de proteção ou qualquer sinalização alertando sobre perigos no local.


O secretário de Transporte afirmou que a Defesa Civil faz o monitoramento dos riscos e, em alguns períodos, principalmente nos finais de semana, isola áreas que representam mais perigo.


Se nada for feito e os estudos se concretizarem, em quatro anos a maré vai avançar 20 metros sobre capital amapaense.

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo