Degradação provoca avanço do Amazonas sobre Macapá podendo chegar a 20 metros

Meio Ambiente

Publicado em 06/06/2017 - 13:02 Por Renata Martins - Brasília

A maré do rio Amazonas avança cinco metros, por ano, sobre um dos cartões-postais de Macapá e ameça construções na orla.


O avanço da maré está engolindo parte da capital amapaense. Com vista para o rio Amazonas, a orla de Macapá está ameaçada pela erosão.


Na zona sul, a falta de obras de contenção, como um muro de arrimo, na região do Aturiá, expulsa moradores. Nos bairros de Perpétuo Socorro e Cidade Nova, na zona leste, já existe muro. No entanto, sem manutenção e com a ação do tempo parte da proteção caiu.


As águas do rio Amazonas avançam cinco metros por ano sobre Macapá. É o que aponta estudo do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), feito em 2015.


O documento mostra que a ocupação irregular e o desmatamento, combinados com a força da maré e do vento, são as principais causas do avanço das águas.


O secretário de Transporte do Amapá, Jorge Amanajás, comentou sobre as áreas mais comprometidas.


De acordo com o secretário, a reconstrução do muro de arrimo está em fase de licitação e a obra deve ter incio no segundo semestre deste ano.


Além do avanço da erosão, a orla de Macapá também sofre com assoreamento. O acesso ao Igarapé da Mulheres está prejudicado. No local, há grande circulação de pequenas embarcações que trazem a produção das comunidades ribeirinhas.


Para normalizar o fluxo das embarcações é necessário fazer um trabalho de dragagem do canal. A Secretaria de Transporte já inciou os procedimentos para licitar a obra, informou Jorge Amanajás.


Para o pesquisador do Iepa Admilson Torres o maior prejuízo é socioeconômico.


Jorge Santos, que mora e trabalha no Perpétuo Socorro, destaca os riscos para quem passa pela região. Segundo o morador, não há cercas de proteção ou qualquer sinalização alertando sobre perigos no local.


O secretário de Transporte afirmou que a Defesa Civil faz o monitoramento dos riscos e, em alguns períodos, principalmente nos finais de semana, isola áreas que representam mais perigo.


Se nada for feito e os estudos se concretizarem, em quatro anos a maré vai avançar 20 metros sobre capital amapaense.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo