Dilma presta depoimento e nega interferências de Lula em seu governo

Operação Zelotes

Publicado em 22/06/2017 - 19:15 Por Victor Ribeiro - Brasília

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal no Distrito Federal, ouviu nessa quinta-feira (22) a ex-presidenta Dilma Rousseff e outras testemunhas no processo que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por tráfico de influência.

 

Além de Lula, são investigados o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva; e o casal Cristina e Mauro Marcondes.

 

De acordo com o Ministério Público, Mauro foi contratado para intermediar a compra de jatos suecos Grippen pelo governo brasileiro, em 2013. A acusação afirma que Mauro se valeu da proximidade com Lula para prometer que o ex-presidente convenceria a então presidenta Dilma Rousseff a escolher os caças do modelo Grippen.

 

No depoimento, Dilma afirmou que a escolha dos caças foi técnica.

 

Outro caso julgado na mesma ação penal foi a edição de uma medida provisória, também em 2013, que acabou beneficiando o setor automobilístico.

 

De acordo com Dilma, a finalidade da medida era ampliar as receitas do governo, mas uma série de emendas parlamentares propôs o contrário, ao conceder anistia a multas e desonerar diferentes setores. Uma das emendas prorrogava incentivos fiscais para as montadoras de carros, em vigor desde 1999 e não foi vetada.

 

Nesta sexta-feira, o juiz Vallisney Oliveira vai ouvir o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro, que poderá permanecer em silêncio. O empresário foi indicado em outra ação penal, como testemunha de defesa do doleiro Lúcio Funaro, investigado por participar de um esquema de cobrança de propina na Caixa Econômica Federal.

 

Nessa ação, também são investigados os ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, que estão presos, e também o ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, e o ex-sócio de Funaro, Alexandre Margotto.

 

* Matéria atualizada para complemento de informações. 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo