História Hoje: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído há 15 anos pela OIT

História Hoje

Publicado em 12/06/2017 - 07:00 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Criança tem que brincar, tem que pular, se divertir. E mais ainda, tem que estudar e idealizar um futuro melhor...

 

Neste momento, em todo o mundo, mais de 168 milhões de crianças e adolescentes  de cinco a 17 anos estão trabalhando. Só no Brasil, são cerca de dois milhões e setecentos mil.

 

Deste total, apenas quinhentos mil tem carteira assinada ou são aprendizes. Outros 2 milhões e duzentos mil trabalham de forma ilegal.

 

Um quadro preocupante. E  foi por isso que a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2002, instituiu 12 de junho o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

 

Estava na hora de sensibilizar a sociedade e governos do mundo inteiro e mostrar que a prática viola os direitos das crianças e dos adolescentes. A idade mínima para o trabalho aqui no país é 16 anos. E nossa lei diz que é proibido o trabalho noturno, perigoso e degradante abaixo dos 18 anos.



O Papa Francisco também apoia o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Ele apelou à defesa das crianças vítimas “desta forma escondida de exploração” e destacou que a mesma “comporta muitas vezes abusos, maus tratos e discriminações”.

 

A iniciativa da OIT provocou, aqui no Brasil, resultados positivos e negativos. Positivo porque entre 2014 e 2015, o trabalho infantil caiu. E, negativo  porque na faixa de cinco a nove anos  a exploração da mão-de- obra de crianças cresceu de 2014 para cá. Mas, todos mantém a esperança que esses números caiam ainda mais.

 

E a cada ano, no dia 12 de junho, a OIT ostenta um cata-vento, símbolo criado para a campanha. Nas cores azul, vermelha, verde, amarela e laranja,  simboliza a luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo, pois expressa o movimento e a alegria que devem estar sempre presentes na vida das crianças e dos adolescentes.

 

Afinal, trabalhar não é coisa de criança!

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo