História Hoje: Há 786 anos, morria o santo casamenteiro

História Hoje

Publicado em 13/06/2017 - 07:00 Por Apresentação José Carlos Andrade - Brasília

Santo Antonio tem fama de casamenteiro. E a crendice popular garante: ele é bom nisso... Não é à toa que todos os anos, no dia 13 de junho, as igrejas do Santo em todo o país lotam de moças solteiras. É uma romaria. Todas querem um casamento. E tudo isso começou com a história que ele teria conseguido um dote para uma moça que ia se casar, mas não tinha dinheiro.

 

Um outro dito popular conta que uma jovem muito devota, cansada de pedir um noivo, jogou a imagem de Santo Antonio pela janela que caiu justamente na cabeça de um rapaz que passava no momento. Ele foi devolver e... ao se olharem se apaixonaram.

 

São muitos relatos de milagres. Um deles foi a aparição do menino Jesus, o que se tornou a sua iconografia. Ficou popular porque amava os pobres e a eles distribuía pães. Contam também que teria o dom de achar objetos e de obter vitória em causas perdidas.

 

Santo Antônio recebeu  o nome Fernando de Bulhões ao nascer em 1195, em Lisboa, Portugal. De família nobre e rica, estudou em Coimbra e quando chegou em 1220 entrou para a Ordem de Santo Agostinho. O jovem tinha um objetivo: viver seu amor a Jesus Cristo todos os dias.

 

Como queria conhecer Francisco de Assis foi à Itália. Depois do encontro, começou a lecionar teologia aos frades de Bolonha e, aos 26 anos, ocupou um dos  mais altos cargos da Igreja ao ser eleito provincial dos franciscanos do norte italiano.

 

Antônio aceitou o cargo, mas por pouco tempo. Sua vontade era pregar e atender aos necessitados. Foi assim que percorreu várias regiões da Itália e da França. E, com apenas 36 anos, no dia 13 de junho de 1231, morreu na Itália. O papa Gregório Nono o canonizou 11 meses depois, e o chamou de “santo de todo mundo”.

 

Se já era querido naquele tempo, imagine hoje? O protetor do Menino Jesus e das moças é amado em vários cantos do mundo. E todos os anos, no dia 13, é homenageado com distribuição de pães, procissões, missas e muita festa.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo