Moradores de favela de SP protestam contra ação policial e morte de jovem

Ação Policial

Publicado em 27/06/2017 - 20:42 Por Nelson Lin - São Paulo

Um jovem de 18 anos morreu em ação policial na manhã desta terça-feira (27) na favela do Moinho, centro de São Paulo. De acordo com moradores do local, o jovem Leandro de Souza Santos teria sido perseguido pela PM até um barraco dentro da favela, onde teria sido encurralado e baleado por soldados da PM.

 

Procurada pela manhã, a assessoria de imprensa da PM disse que houve troca de tiros entre policiais e pessoas não identificadas na favela e um indivíduo teria sido baleado, sendo este posteriormente levado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Em nota, a Santa Casa diz que Leandro foi levado ao Pronto Socorro sem vida.

 

Para o irmão de Leandro, que não quis ser identificado, ele era somente um usuário de maconha e cocaína e era improvável que ele portasse uma arma, como disse a PM.

 

Após a ação policial, moradores da comunidade se reuniram em protesto no começo da tarde, fechando vias do Centro e a via férrea da linha 8 diamante da CPTM. Houve confusão e a PM utilizou gás pimenta e bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

 

Alguns foram detidos e dois policiais ficaram feridos, de acordo com a assessoria da PM. No entanto, a assessoria não soube informar até o fechamento desta reportagem quantas pessoas tinham sido detidas na manifestação.

 

Mas de acordo com a moradora Sariane de Santos Lima, os moradores estavam somente protestando por Justiça e para ela a ação policial foi desproporcional.

 

Em nota pública, a comunidade da favela do Moinho ainda acusa a PM de levar a testemunha presencial da morte de Leandro sem a presença de advogados e que seu paradeiro ainda é desconhecido.

 

A Secretaria de Segurança Pública foi procurada pela reportagem com questionamentos sobre a ação policial que culminou na morte de Leandro de Souza Santos e sobre o número de detidos na manifestação da tarde, mas eles não deram resposta até o fechamento da reportagem.

 

Com colaboração da TV Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo