Apesar da massa de ar vinda do Polo Norte ter trazido frio para a Amazônia nesses últimos dias e o inverno ter começado na quarta-feira (21), a próxima semana vai esquentar na região.
A previsão é que a friagem dessa semana seja a última do ano. Este é um fenômeno que não tem relação com o inverno, mas é normal nos períodos de abril até agosto.
São conjuntos de massas de ar frio que vem do Polo Norte e que deveriam ser barradas pelas florestas, mas com o crescimento do desmatamento, esse ar chega ao Brasil e causa quedas de até 10º Celsius nas temperaturas da região amazônica.
As ondas de friagem que agiram na região, nas últimas semanas, vão embora justamente no início do inverno. Agora, a friagem age sobre o sul do Amazonas, Tocantins, Mato Grosso e Acre. Mas, mesmo nesses locais, o frio já deve ir embora a partir desta segunda-feira (26).
Então, enquanto no resto do Brasil o anúncio é de início de inverno, para a Amazônia as temperaturas vão subir porque a massa de ar frio que estava sobre a região agora vai embora.