Hospital de Palmas pode ter problema de falta de atendimento médico

Saúde Pública

Publicado em 08/07/2017 - 09:08 Por Graziele Bezerra - Brasília

Uma escala deficitária pode colocar em risco o atendimento aos pacientes do pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP), neste mês. 


A denúncia é da Defensoria Pública do Estado, que alerta para a falta de clínicos gerais para preencher toda a escala de plantão de julho no HGP, o maior hospital do Tocantins. 


Segundo o defensor público Arthur Luís Marques, a falta de médicos não é de hoje. Marques diz que há pelo menos dois anos o estado está reduzindo o número de profissionais nas escalas para diminuir os gastos com a folha de pagamento. 


“Quase 90% do que se gasta em saúde vai para folha de pagamento. Então, tinha muitos plantões extras que eram pagos em duplicidade, médicos que não podiam mais receber plantões extras estavam recebendo em desacordo com a legislação”.


Acontece que em busca de resolver este problema, em alguns dias da escala o plantão corre o risco de ficar até cinco horas desassistido por médicos, segundo o documento ao qual os defensores tiveram acesso.


A defensoria deu o prazo até segunda-feira (10) para a secretaria regularizar a situação. 


Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que todas as providências já estão sendo tomadas para a adequação da escala de médicos no pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas e que nenhum paciente ficou ou ficará desassistido por falta de profissional.

Últimas notícias
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo