PF executa mais uma fase de operação que investiga corrupção no sistema de transporte do Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 05/07/2017 - 11:39 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Equipes da Polícia Federal (PF) foram às ruas na manhã desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, em um desdobramento da Operação Ponto Final, que desarticulou um esquema de corrupção no setor de transporte no Estado.

 

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada obrigatoriamente para prestar depoimento.

 

Na casa do alvo, que não teve a identidade divulgada, a Polícia Federal apreendeu 9 mil dólares, 3 mil reais, computadores e documentos.

 

Em outra decisão relacionada à Operação Ponto Final, a Justiça determinou nessa terça-feira (4) o bloqueio de bens e valores de 44 pessoas e empresas envolvidas na organização criminosa desarticulada na ação.

 

De acordo com a decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o montante a ser bloqueado é de R$ 520,3 milhões, valor que, segundo o Ministério Público Federal, teria sido movimentado pelo esquema de corrupção.

 

No mesmo despacho, Bretas também determinou o bloqueio de R$ 245,7 milhões do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, e de seu ex-assessor Carlos Miranda.

 

Outro alvo do bloqueio foi a  Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). 

 

Segundo o advogado da instituição, Marcelo Carpenter, a decisão de Bretas pode provocar o colapso do sistema de transportes do Rio afetando inclusive trens, metrô e barcas, já que a federação é responsável pelo repasse de recursos do Bilhete Único às concessionárias e empresas de transporte.

 

Carpenter também informou que vai pedir que o juiz Marcelo Bretas reconsidere a sua decisão.

 

* Post alterado às 16h10 de 05/07/17 para inclusão de matéria consolidada. 

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo