Associação de procuradores divulga carta de repúdio a declarações de Gilmar Mendes

Carta Aberta

Publicado em 25/08/2017 - 08:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

A associação nacional que representa os 1.300 procuradores da República divulgou uma carta aberta contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O documento é endereçado aos demais ministros da Corte.

 

Para os procuradores, só o Supremo pode corrigir os erros cometidos por um de seus ministros, quando os atos e exemplos desse ministro põem em dúvida a credibilidade de todo o Tribunal e do próprio Judiciário.


O texto destaca que não se trata de um ato de censura e avalia que a desenvoltura com que o ministro Gilmar Mendes se envolve no debate público, dos mais diversos temas, fora dos autos, causa perplexidade. Afirma que esse comportamento escapa do papel e do cuidado que se espera de um juiz. E que a atitude de Gilmar Mendes destoa, por completo, do comportamento público de qualquer outro ministro do Supremo.


Os procuradores da República afirmam que Gilmar Mendes ataca instituições e membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, do Procurador-Geral da República a juízes e procuradores de todas as instâncias.


A associação lembrou que, recentemente, o ministro tirou da prisão os empresários de ônibus envolvidos em casos de corrupção no Rio de Janeiro. E que as declarações de Gilmar Mendes para justificar esse ato seriam absolutamente injustas e lançaram dúvidas sobre a dignidade de todas as instâncias inferiores e mesmo a de seus colegas do Supremo Tribunal Federal.


Por meio da assessoria de imprensa, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, informou que não vai comentar a carta aberta. Já a assessoria do ministro Gilmar Mendes não retornou os nossos contatos.

Últimas notícias
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo