O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), se prepara para mais uma etapa do processo de soltura de peixes-bois na natureza, no Amazonas.
Doze animais, que estão há seis anos em cativeiro, serão levados na próxima semana para uma área de semi-cativeiro, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.
São sete fêmeas e cinco machos que vão morar, por pelo menos um ano, em um lago semi-natural de piscicultura com 13 hectares de extensão e profundidade média de 2 metros, que apresenta as condições ideais para a readaptação gradual dos animais ao ambiente natural.
A ação vai iniciar na madrugada da próxima terça-feira, dia 15, e prosseguirá na quarta-feira e quinta-feira. Quatro peixes-bois vão ser transportados em cada dia.
O trabalho faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia, do Inpa com o apoio do Projeto Museu na Floresta, uma parceria com a Universidade Kyoto, do Japão.
A maioria dos peixes-bois resgastados é vítima da caça ilegal e chega ao Instituto ainda filhotes e muito debilitados. As ações de reabilitação e soltura começaram em 2008 e até agora 12 animais já foram devolvidos à natureza.