História Hoje: Há 53 anos, África do Sul era banida dos Jogos Olímpicos

História Hoje

Publicado em 18/08/2017 - 07:00 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

O regime racista praticado na África do Sul na década 1960, além de trazer prejuízo social ao país, trouxe outras perdas, inclusive para o esporte.

 

No dia 18 de agosto de 1964, por causa do regime de Apartheid, a África do Sul foi banida dos Jogos Olímpicos, pelo COI – Comitê Olímpico Internacional. O afastamento prejudicou a carreira de muitos atletas sul-africanos, que graças à punição não puderam disputar grandes competições mundiais.

 

Três anos antes de ser banida pelo COI –  ainda durante o período em que o racismo era oficial no país –, eles já haviam sido banidos dos jogos pela FIFA. E a seleção sul-africana não pode participar de nenhum campeonato internacional de futebol.

 

Para se ter uma ideia do prejuízo que o esporte sofreu, basta analisar, por exemplo, que o futebol existe no país desde o século XIX. Por causa do racismo não havia, na década de 1960,  uma seleção unificada: brancos e negros possuíam os próprios times, seleções e associações.

 

Durante 28 anos, os sul-africanos ficaram de fora das Olimpíadas. O país só voltou a disputar em 1992, em Barcelona, depois de a política de segregação racial ter sido extinta no país. O sistema só foi oficialmente banido em 1990.

 

Para os sul-africanos, os Jogos Olímpicos de Barcelona foi um marco histórico. Duas atletas mostraram ao mundo que não era a cor da pele que as definiam.

 

Derartu Tulu, atleta negra, da Etiópia, disputou a maratona dos dez mil metros e venceu Elana Meyer, atleta branca, sul-africana.

 

Depois da prova, as duas corredoras se abraçaram e fizeram a volta Olímpica, juntas, para mostrar ao mundo que estava passando da hora de encerrar um longo período de discriminação e preconceito.

 

Derartu Tulu foi a primeira mulher negra da história a receber um prêmio Olímpico.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo