O governador do Tocantins Marcelo Miranda é um dos alvos da Operação Convergência, da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira, para investigar pagamentos indevidos em obras de infraestrutura no Tocantins.
Miranda prestou esclarecimentos na Justiça Federal nesta manhã. Como ele tem foro privilegiado, os depoimentos foram acompanhados por um Ministro do Superior Tribunal de Justiça e por um Subprocurador da República.
Segundo informações da Polícia Federal, a investigação aponta o pagamento indevido de cerca de R$ 850 milhões por obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica realizadas no Estado entre 2011 e 2014.
O nome da operação faz referência a outras duas operações que investigaram desvio de dinheiro público no Estado: A Operação Ápia e Operação Reis do Gado.
Por telefone, o advogado de Marcelo Miranda, Solano Doato, disse que ainda não teve acesso aos documentos que geraram a denúncia e só depois disso o governador vai se manifestar sobre o caso. O processo corre em segredo de justiça.