Morre em Brasília o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina

Acidente com ultraleve

Publicado em 16/08/2017 - 12:16 Por Alex Rodrigues, da Agência Brasil - Brasília

O ex-senador boliviano Roger Pinto Molina morreu na madrugada desta quarta-feira (16), em um hospital público de Brasília. Ele vivia no Brasil desde 2013, quando pediu asilo político ao governo brasileiro, provocando uma crise diplomática entre os dois países.

 

No último sábado (12), o ultraleve que Molina pilotava caiu em Luziânia, em Goiás. Único ocupante da aeronave, o ex-senador sofreu vários ferimentos, inclusive traumatismo cranioencefálico.

 

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Molina sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu às 4h43 desta quarta-feira, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base do Distrito Federal. A Aeronáutica investiga as causas do acidente com o ultraleve.

 

Eleito por um partido de oposição ao presidente boliviano Evo Morales, Molina se refugiou na embaixada brasileira em La Paz, em 2012. Alegando ser perseguido pelo governo em função de sua atuação política, ele obteve asilo, mas, para deixar seu país, precisava de um salvo-conduto, ou seja, uma permissão para transitar pelo território boliviano sem ser preso.

 

Como as autoridades bolivianas não concediam a autorização, funcionários da embaixada decidiram transportar Molina até o território brasileiro em um carro oficial. A operação foi autorizada pelo então chefe de chancelaria da embaixada, ministro Eduardo Saboia, provocando uma polêmica que motivou o então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a pedir demissão do cargo.

 

Segundo o governo boliviano, Molina buscou abrigo em outro país para escapar ao processo que investigava a suspeita de danos econômicos ao Estado da ordem de US$ 1,7 milhão.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo