Ato no Rio comemora a vida e destaca papel do CVV no apoio a pessoas que precisam ser ouvidas

Dia de Prevenção ao Suicídio

Publicado em 10/09/2017 - 17:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um ato na orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, na cidade, em apoio à Campanha Nacional Setembro Amarelo. Com camisetas amarelas dezenas de participantes ocuparam um trecho de uma das pistas da avenida Atlântica para lembrar que o suicídio pode ser evitado.

 

O ato aconteceu em clima de muita alegria, com faixas, cartazes e balões e contou com pacientes, familiares e profissionais da área de saúde mental, que dançaram e festejaram a vida.

 

De acordo com o organizador, o médico psiquiatra Jorge Jaber, que é membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, a simples escuta a essas pessoas pode ser determinante para que elas mudem de ideia. O médico destacou o trabalho gratuito do CVV, Centro de Valorização da Vida, que também participou da ação.

 

Sonora: “Uma pessoa treinada consegue emprestar seu ouvido. Não chega a uma hora. Cerca de 20 minutos, e você consegue que aquela pessoa faça aquele desabafo. E nesse momento temos que destacar a grande importância do CVV, que ajuda a população.”

 

Jaber disse que é preciso ainda combater os preconceitos que impedem que as pessoas falem sobre o problema e que a divulgação é importante para isso.

 

Antônio Tomé, que atualmente é terapeuta em dependência química, já passou por uma vivência com o problema e disse que o apoio da família e o tratamento foram determinantes para a superação.

 

Sonora: “Comecei a entender que não era um ato covarde, que agora eu sei que era uma doença, e graça a Deus eu não tive êxito nesse meu planejamento.”

 

A psicóloga Vera Miranda, da organização não governamental SOS Vida, destacou que os quadros são reversíveis e que há várias possibilidades de tratamento.

 

Sonora: “É quando a gente percebe que alguém está sofrendo ao nosso lado, porque, às vezes, a pessoa ao nosso lado não tem essa percepção. Antes que isso aconteça.”

 

E também para marcar a data e ajudar a divulgar a campanha o Cristo Redentor foi iluminado de amarelo durante uma hora na noite desse domingo (10).

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo