Torcedores ou atletas que se manifestarem de forma racista nos estádios do Rio poderão render multa de quase 160 mil reais para os times.
O projeto de lei é de 2014 mas só foi aprovado pela Alerj em meados de setembro após os ataques sofridos pelo jogador Vinicius Junior do Flamengo durante uma partida no estadio Nilton Santos no mês de agosto.
A matéria que considera os atos de racismo em estádio como uma infração administrativa permitindo que o poder executivo estabeleça punições foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão na última sexta e publicada nesta segunda no Diário Oficial.
A lei estipula duas formas de punição para os times após episódios de racismo, advertência ou multa que pode ir de 159 até 159 mil reais
Os times no entanto terão um prazo de sessenta dias para disciplinarem seus atletas e torcedores antes que as punições comecem a ser aplicadas .
A Secretaria de Esporte vai convocar nos próximos dias os clubes e as torcidas organizadas para uma reunião para tratar do assunto.