Crise hídrica: Companhia de Saneamento do DF apresenta plano de racionamento de 2 dias

Crise hídrica

Publicado em 23/10/2017 - 07:57 Por Sumaia Villela - Brasília

Nesta segunda-feira (23), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai apresentar à Agência Reguladora de àgua, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) um plano para ampliar o racionamento de um para dois dias.

 

A companhia fez o anúncio depois que foi publicada, no Diário Oficial de sexta-feira (20), a autorização da agência de águas para que o racionamento fosse ampliado. A condição é a apresentação desse plano. Também foi determinado pela Agência que os produtores que usam a irrigação dos principais afluentes do reservatório do rio Descoberto suspendam a captação de água em dias pares.

 

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, no entanto, não divulgou os detalhes do novo plano de racionamento, como a provável data da ampliação. A justificativa é que seria preciso, primeiro, que o plano fosse aprovado. Mas Luduvice avisou que é preciso se preparar para o pior.

 

Sonora: “A gente tá num limite e tá chegando muito próximo… o que eu posso assegurar é que a população será avisada com antecedência”

 

É o terceiro ano seguido de chuvas abaixo da média e a primeira vez na história que o Distrito Federal precisa fazer racionamento. A resolução publicada no Diário Oficial indica que em outubro não choveu como esperado e a temperatura recorde registrada na região aumentou a taxa de evaporação.

 

De olho na piora do cenário, a Adasa autorizou o uso de aproximadamente R$ 6 milhões da tarifa de contingência para adaptação do sistema, com o objetivo de captar o volume morto do reservatório do Descoberto, que abastece mais da metade do DF. O presidente Maurício Ludovice disse que as obras já podem começar.

 

Sonora: “A gente tá preparado... mas ela vai estar lá de reserva”.

 

Atualmente, o reservatório do Descoberto está com pouco mais de 10% da capacidade. O reservatório de Santa Maria, outro reservatório importante do Distrito Federal, está com 25% da capacidade. O nível mínimo a que pode chegar o Descoberto é 9%. Abaixo disso, seria preciso adotar medidas mais rígidas de restrição do consumo de água.

 

A Companhia de Saneamento do DF anunciou, no entanto, que foi realizada uma melhoria operacional para trabalhar com um volume mais baixo de forma segura. A empresa poderia chegar a cerca de 5,5% do nível sem um novo racionamento. Mas o presidente da Caesb ressaltou que é preciso, primeiro, que a agência de águas autorize a mudança.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo