Governo do DF adia fechamento do Lixão da Estrutural parra janeiro de 2018

Resíduos sólidos

Publicado em 31/10/2017 - 15:43 Por Sayonara Moreno - Brasília

O conhecido  Lixão Estrutural. que estava previsto para ser desativado nesta terça-feira, só será fechado no dia vinte de janeiro do ano que vem. A mudança foi anunciada pelo Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que negociou a mudança com os catadores.

 

Segundo Rollemberg, para atender a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - que determina a substituição dos lixões por aterros sanitários – será importante a incorporação dos catadores no processo produtivo dos resíduos. Para isso, algumas medidas foram anunciadas, na tentativa de melhorar o trabalho dos catadores

 

Os novos itens anunciados por Rollemberg estarão disponíveis no fim de dezembro. A outra parte somente em 20 de janeiro, data definida para a desativação total do Lixão da Estrutural. Os catadores que atuarem nos galpões de triagem vão receber uma bolsa do governo,  de trezentos e sessenta reais.

 

Além disso, os que reaproveitarem quarenta por cento dos resíduos receberão  250 reais por tonelada. O valor passa a 300 reais para  quem aproveitar  entre 40 e 70 % . Acima dos 70 por cento  serão pagos 350 reais por tonelada. A ideia é reduzir o material a ser levado para o aterro, aumentar a vida útil do espaço e reaproveitar resíduos recicláveis.

 

Para a catadora Lúcia Nascimento, as mudanças são um avanço conquistado pela categoria.

 

O GDF informou que vai ser  responsável pelo custo de remoção e aterramento dos rejeitos dos resíduos que não forem aproveitados para reciclagem. As cooperativas e associações de catadores que já atuam no lixão terão prioridade nos contratos de coleta seletiva nos galpões. Hoje em dia, quatro cooperativas já atuam em cinco regiões administrativas do DF e outras seis ainda devem ser selecionadas por licitação.

 

O Lixão da Estrutural existe desde a década de 60. Segundo o GDF, o espaço ocupa 200 hectares e é considerado o segundo maior lixão a céu aberto do mundo.

Últimas notícias
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo