Governo do DF adia fechamento do Lixão da Estrutural parra janeiro de 2018

Resíduos sólidos

Publicado em 31/10/2017 - 15:43 Por Sayonara Moreno - Brasília

O conhecido  Lixão Estrutural. que estava previsto para ser desativado nesta terça-feira, só será fechado no dia vinte de janeiro do ano que vem. A mudança foi anunciada pelo Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que negociou a mudança com os catadores.

 

Segundo Rollemberg, para atender a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - que determina a substituição dos lixões por aterros sanitários – será importante a incorporação dos catadores no processo produtivo dos resíduos. Para isso, algumas medidas foram anunciadas, na tentativa de melhorar o trabalho dos catadores

 

Os novos itens anunciados por Rollemberg estarão disponíveis no fim de dezembro. A outra parte somente em 20 de janeiro, data definida para a desativação total do Lixão da Estrutural. Os catadores que atuarem nos galpões de triagem vão receber uma bolsa do governo,  de trezentos e sessenta reais.

 

Além disso, os que reaproveitarem quarenta por cento dos resíduos receberão  250 reais por tonelada. O valor passa a 300 reais para  quem aproveitar  entre 40 e 70 % . Acima dos 70 por cento  serão pagos 350 reais por tonelada. A ideia é reduzir o material a ser levado para o aterro, aumentar a vida útil do espaço e reaproveitar resíduos recicláveis.

 

Para a catadora Lúcia Nascimento, as mudanças são um avanço conquistado pela categoria.

 

O GDF informou que vai ser  responsável pelo custo de remoção e aterramento dos rejeitos dos resíduos que não forem aproveitados para reciclagem. As cooperativas e associações de catadores que já atuam no lixão terão prioridade nos contratos de coleta seletiva nos galpões. Hoje em dia, quatro cooperativas já atuam em cinco regiões administrativas do DF e outras seis ainda devem ser selecionadas por licitação.

 

O Lixão da Estrutural existe desde a década de 60. Segundo o GDF, o espaço ocupa 200 hectares e é considerado o segundo maior lixão a céu aberto do mundo.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo