Grupo quer melhorar atendimento de crianças com microcefalia no Rio

Saúde

Publicado em 14/10/2017 - 09:00 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

Pais, representantes de órgãos de saúde e deputados estaduais criaram um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para melhorar o atendimento de crianças com microcefalia no Rio de Janeiro. Mãe de Miguel Ângelo, de 1 ano e 4 meses, Thamires Sãofercil, conta que falta preparo dos postos de saúde e clínicas de família para atendimento de bebês com essa condição nos municípios do estado.

 

Moradora da Taquara, na Zona Oeste da cidade, Vivian de Barros leva três horas para chegar com seu filho de 1 ano no Instituto Nacional Fernandes Figueira, referência no tratamento de bebês com microcefalia no estado.

 

Segundo a médica e pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira, Elisabeth Moreira, falta investimento no desenvolvimento dessas crianças.

 

A coordenadora da Pediatria do Instituto do Cérebro, Fernanda Fialho relatou a dificuldade da Secretaria Estadual de Saúde em disponibilizar os anticonvulsivos para as crianças.

 

Diante dos problemas apontados por mães e pais dos bebês durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência marcou o primeiro encontro do Grupo para o dia 18 de outubro, no Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, de novembro de 2015 a setembro de 2017, foram notificados 1016 casos de microcefalia em bebês no estado do Rio.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo