Proposta para uso da água da bacia do Pipiripau é aprovada no Distrito Federal

Racionamento

Publicado em 26/10/2017 - 19:08 Por Nádia Faggiani - Brasília

Uma proposta da Adasa para locação de água na Bacia do Pipiripau foi aprovada em reunião com produtores rurais, Caesb, Emater, Secretaria de Agricultura, Cooperativa Agrícola de Planaltina e Agência Nacional de Águas.

 

Três grupos utilizam a água do ribeirão Pipiripau: a Caesb; os produtores rurais, que recebem a água pelo canal Santos Dumont, e os agricultores localizados acima do canal.

 

Pelo acordo, a cada oito dias, os produtores do canal Santos Dumont vão receber água durante um dia para armazenar em seus reservatórios. Enquanto isso, a Caesb e os produtores que retiram água diretamente do Pipiripau vão interromper suas captações.

 

Nos outros sete dias, o canal vai permanecer fechado e a Caesb vai poder captar água para abastecer com segurança a população de Planaltina e Sobradinho. Os demais produtores rurais também poderão retirar água do ribeirão Pipiripau obedecendo as restrições de horário estabelecidas previamente. Segundo a Adasa, o canal Santos Dumont ficará aberto das 18h deste sábado (28) até domingo (29), neste mesmo horário.

 

Neste período, os produtores do canal que estão sem receber água desde o dia 20, poderão encher seus reservatórios. Depois, o canal Santos Dumont ficará fechado por uma semana. Durante as 24 horas em que o canal estiver aberto, a Caesb vai suspender o abastecimento de Planaltina e Sobradinho. A população será comunicada sobre o corte de água com antecedência. Depois dessas 24 horas, o abastecimento será retomado nas duas cidades e continuará por uma semana.

Últimas notícias
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Catolé do Rocha, na Paraíba, está aniversariando com muitas nuvens, previsão de chuva isolada e temperatura indicando de 21 a 32º C.

Baixar arquivo