Ceilândia é a região do Distrito Federal com mais casos de violência contra idosos
Ceilândia apresenta o maior número de registros de violência contra a pessoa idosa, entre as regiões administrativas do Distrito Federal.
O número responde por quase 17 por cento de todo o DF e faz parte da terceira edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF, elaborada pela Central Judicial do Idoso formada por integrantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, e Defensoria Pública, todos do DF.
Um dado que chama atenção é o perfil dos agressores. A maioria deles, quase 60 por cento, são filhos ou filhas das vítimas. Também há registros de netos, companheiros ou até mesmo cuidadores. Para a Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Brasília, Ana Maria Melo, isso não é novidade, mas assusta//
De acordo com a publicação, a maioria dos idosos vítimas de violência no DF tem entre 60 e 70 anos de idade. Mais de 62 por cento, são mulheres. Atrás de Ceilândia, as maiores porcentagens ficam com Taguatinga e Brasília, que têm 10 por cento de todos os casos do DF. Uma conclusão que a central judicial apontou é que o perfil econômico não tem relação com a violência no ambiente familiar.
Ana Maria destaca a importância do estudo, como forma de sustentar a elaboração e a aplicação de políticas públicas voltadas para essas pessoas, reduzindo a invisibilidade dessa população//
Entre os tipos de violência, o que prevalece é a psicológica, caracterizada por agressões verbais, humilhações, isolamento do convívio social, gestos agressivos, que ficou com 32 por cento em relação às demais.
A segunda violência mais praticada contra os idosos no DF é a negligência, quando existe a omissão de cuidados de sobrevivência por parte de familiares ou instituições. Esta ficou com 30 % do total, seguida da violência financeira, que foi identificada em mais de 17 por cento dos casos.
A violência financeira é a exploração indevida ou ilegal do idoso ou a utilização de seus bens financeiros ou patrimoniais.
Para a coordenadora da pastoral da Pessoa Idosa, é importante lembrar que, independente do parentesco ou da proximidade com os mais velhos, todo mundo tende a chegar na velhice//
A violência contra os idosos também é uma violação dos direitos humanos e, por isso, deve ser denunciada pelo disque 100//