Combate ao Aedes é prioridade neste inverno amazônico

Saúde Pública

Publicado em 16/11/2017 - 07:53 Por Bianca Paiva - Manaus

O inverno amazônico, como é conhecido o período  de chuvas na região, está próximo e com isso aumenta a preocupação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika.


Apesar do estado ter registrado uma redução significativa de casos dessas doenças nos últimos dois anos, os cuidados devem continuar. É o que ressalta o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes.


Dados epidemiológicos da FVS mostram que entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, foram notificados 620 casos de zika, contra 5.945 no mesmo período de 2016, uma queda de 89,28%.


A dengue reduziu quase pela metade, 47%, passando de pouco mais de 14 mil casos no ano passado para cerca de 7.400, em 2017. Já em relação a chikungunya foram notificados 948 casos, em 2016, e apenas 541 este ano, o que representa uma diminuição 42%.


De acordo com a fundação, em 80% dos casos a transmissão dessas doenças pelo Aedes aegypti ocorre nos meses de novembro e maio, o período de inverno amazônico.

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo