Combate ao Aedes é prioridade neste inverno amazônico

Saúde Pública

Publicado em 16/11/2017 - 07:53 Por Bianca Paiva - Manaus

O inverno amazônico, como é conhecido o período  de chuvas na região, está próximo e com isso aumenta a preocupação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika.


Apesar do estado ter registrado uma redução significativa de casos dessas doenças nos últimos dois anos, os cuidados devem continuar. É o que ressalta o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes.


Dados epidemiológicos da FVS mostram que entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, foram notificados 620 casos de zika, contra 5.945 no mesmo período de 2016, uma queda de 89,28%.


A dengue reduziu quase pela metade, 47%, passando de pouco mais de 14 mil casos no ano passado para cerca de 7.400, em 2017. Já em relação a chikungunya foram notificados 948 casos, em 2016, e apenas 541 este ano, o que representa uma diminuição 42%.


De acordo com a fundação, em 80% dos casos a transmissão dessas doenças pelo Aedes aegypti ocorre nos meses de novembro e maio, o período de inverno amazônico.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Senadores sobrevoam regiões afetadas por incêndios em Mato Grosso

A diligência nos municípios Poconé e Porto Cerrado incluem ainda uma visita ao espaço de recolhimento dos animais atingidos pelas chamas. Essa é a primeira atividade da comissão, instalada nessa semana.

Baixar arquivo
Geral

Praias voltam a ficar cheias no RJ, mas carros na orla são rebocados

A permanência na areia das praias e lagoas continua proibida em todo o estado. Na capital, também está proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla. Só podem estacionar os donos de carros que morem na região.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: país manifesta interesse em aderir a grupo global por vacina

O programa vai captar recursos para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. O objetivo é também garantir o acesso aos medicamentos de forma ampla e fácil, evitando disputas por patentes ou conflitos econômicos que prejudiquem a chegada da vacina às populações.

Baixar arquivo
Segurança

Flordelis será obrigada a usar tornozeleira eletrônica

A deputada é acusada de ser a mandante do assassinato do marido e pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado, na casa deles, em Niterói.

Baixar arquivo
Cultura

Três editais para o setor cultural estão com inscrições abertas no RJ

As inscrições podem ser feitas na página da Funarj, na internet. Já para o Lab Curta, as inscrições devem ser feitas pelo site labcurta.com

Baixar arquivo
Cultura

Três editais para o setor cultural estão com inscrições abertas no RJ

Três editais estão abertos para pessoas ligadas ao setor cultural. O exame de seleção é da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, a Funarj.

Baixar arquivo