Mundo levará 100 anos para acabar com desigualdade entre homens e mulheres

Relatório de gênero

Publicado em 03/11/2017 - 10:34 Por Danyele Soares - Brasília

A desigualdade entre homens e mulheres no mundo aumentou. Agora, para acabar com essa diferença, serão necessários 100 anos e não mais 83, como era na última previsão. É o Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2017, que mostra que, pela primeira vez, o Fórum Econômico Mundial identificou retrocesso em relação ao quadro de desigualdade.

 

Houve piora nos quatro pilares do relatório: acesso à educação, saúde e sobrevivência, oportunidade econômica e empoderamento político. A pior situação é a do mercado de trabalho. A estimativa é a de que são necessários 217 anos para acabar com a desigualdade.

 

No ranking, o Brasil ficou na posição de número 90 em um total de 144 países. Uma queda de 11 posições em apenas um ano. Segundo o relatório, por causa da menor participação feminina na política. Em relação à primeira edição da pesquisa, em 2006, a queda foi de 23 posições. É a pior situação desde 2011.

 

Apesar da piora na classificação, o relatório destaca que o Brasil resolveu as diferenças de gênero na área de educação. O país mais bem colocado no índice geral foi a Islândia, que resolveu 88% da desigualdade de gênero.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo