Nacional na Copa: Destino coloca Itália e Suécia na disputa por uma vaga no Mundial

Nacional na Copa

Publicado em 03/11/2017 - 09:50 Por Apresentação Eurico Tavares - Brasília

Brasil, Alemanha, Itália e Argentina são os quatro único países que participaram da disputa do troféu Fifa desde 74, quando ela foi disputada pela primeira vez. Agora, só falta a Itália garantir sua vaga para 2018.

 

Os italianos ficaram de fora de duas Copas do Mundo. A primeira vez, em 1930, quando a Itália não quis atravessar o Atlântico para jogar no Uruguai. Ganhou a Copa de 34 em casa e se igualou com o Uruguai. São os únicos países a ganhar uma Copa no ano de suas estrelas.

 

Repetiu quatro anos depois, na França, sendo o primeiro bicampeão legítimo, ou seja, ganhou dois títulos consecutivos. Esta condição só foi igualada pelo Brasil ao vencer as Copas de 58 e 62. A segunda vez que a Itália ficou de fora foi em 58, na Suécia. De lá pra cá, são quase 60 anos, e os italianos ganharam mais duas vezes, em 82 e 2006.

 

Agora, Itália e Suécia vão decidir quem fica com a vaga. O primeiro jogo será no dia 10, sexta-feira da próxima semana, em Solna, e o jogo de volta, dia 13, em Milão. A rodada decisiva começa na quinta-feira (9). A repescagem europeia tem dois jogos: Croácia e Grécia jogam em Zagreb, na Croácia, enquanto Irlanda do Norte e Suíça jogam em Belfast, na Irlanda do Norte.

 

Itália e Suécia têm muito a ver com o Brasil em Copa do Mundo. Ambos somam 29 participações. Nos jogos decisivos, a Itália perdeu todas para o Brasil: a posse definitiva da Jules Rimet em 70, o terceiro lugar em 78 na Argentina, o título de 94, perdendo nos pênaltis para o Brasil nos Estados Unidos. A Itália tem a seu favor 3 a 2, em 82, na Espanha. Eliminou o Brasil e quedou campeã.

 

A Suécia também perdeu todas as disputas decisivas contra o Brasil: decidiu o terceiro lugar em 38 e perdeu, disputou o quadrangular final em 50 e perdeu. E, por fim, seu melhor resultado também foi de uma derrota: vice-campeã em 58, perdendo a final para o Brasil por 5 a 2. O Brasil conquistava, assim, seu primeiro título mundial.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo