Nesta madrugada choveu mais que todo mês de outubro no DF

Temporal

Publicado em 08/11/2017 - 13:00 Por Dayana Vitor - Brasília

Depois de mais de 120 dias sem cair uma gota de água, as chuvas chegaram com toda força ao Distrito Federal. Na madrugada desta quarta-feira (8), temporais com ventos de até 57 quilômetros por hora (km/h) caíram em todas as cidades da capital federal.


O Corpo de Bombeiros atendeu 23 ocorrências de alagamentos e quedas de árvores. As entradas do Lake View Resort e do Lake Side ficaram obstruídas por troncos.


Uma árvore caiu em cima de um veículo na quadra 411 Norte, do Plano Piloto. Ninguém se feriu. Outra caiu na L2 Norte, também na área central de Brasília. Uma embarcação ficou a deriva no Lago Paranoá.


O capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Xavier, detalha as principais ocorrências.


As cidades de Vicente Pires, Samambaia e Sol Nascente registraram vários alagamentos. No Sol Nascente, houve destelhamento de casas.


O subsecretário da Defesa Civil, Sérgio Bezerra, esclarece que não foram registrados feridos, mas muitos danos materiais.


A pista próxima ao Ribeirão do Torto, na BR-020, ficou tomada pela lama e os bombeiros tiveram que retirar o material da via.


Os fortes ventos lançaram objetos e derrubaram árvores e galhos nos cabos de energia provocando o corte de luz em vários pontos do Distrito Federal.


Segundo a Companhia Energégita de Brasília (CEB), o Lago Norte e a Asa Norte foram as cidades mais atingidas.


Também choveu muito na cabeceira da Barragem do Descoberto, o que pode aumentar o nível do reservatório.


O meteorologista Luiz Cavalcante, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que a previsão é que as chuvas continuem, mas não tão intensas quanto as da última madrugada.


Nos oito primeiros dias de novembro o Inmet registrou mais chuvas do que durante todo o mês de outubro.


Apenas nesta quarta-feira choveu 67 milímetros. No mês passado, foram pouco mais de 25 milímetros.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo