População de Rondônia é alertada sobre o aumento de animais peçonhentos

Rondônia

Publicado em 06/11/2017 - 15:38 Por Maíra Heinen - Brasília

O Corpo de Bombeiros de Rondônia está alertando a população para o aumento da proliferação de animais peçonhentos com o início do período chuvoso.

 

Escorpiões, serpentes e aranhas podem surgir em lugares inesperados nas áreas urbanas e também às margens de rios e igarapés.

 

Limpar quintais e terrenos baldios, deixando-os livres de entulhos, é uma das principais dicas. Mas, para fazer a limpeza, é importante usar um equipamento de proteção individual com botas, luvas e máscaras, além do cuidado redobrado ao retirar os entulhos.

 

Para quem vive próximo a cursos d'água, é importante ter cuidado com as serpentes. Crianças nunca devem brincar sozinhas nesses locais.

 

Os bombeiros também alertam que todas as vítimas dos animais peçonhentos devem observar minimamente as características deles para facilitar o procedimento no hospital.

 

Outra orientação é que até a chegada do socorro, a pessoa deve manter a calma, lavar o local com água e sabão e, se foi picada nos braços ou pernas, deve ficar deitada com os braços ou pernas acima da linha do tórax.

 

As vítimas devem ser encaminhadas ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia e os animais, encaminhados ao Ibama.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo