Moradores de reserva no AM são vacinados após registro de casos de raiva humana

Rio Unini

Publicado em 07/12/2017 - 09:59 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Os agentes de saúde continuam os trabalhos de vacinação preventiva e profilática contra raiva humana dos quase 700 moradores de nove comunidades da Reserva Extrativista do Rio Unini, no Amazonas.


Cerca de 270 pessoas foram mordidas por morcegos, nos últimos 12 meses. Uma criança e um adolescente da mesma família morreram de raiva humana, nos últimos 15 dias. Um terceiro irmão está internado em coma induzido.


De acordo com boletim médico divulgado nessa quarta-feira (06), o estado de saúde do adolescente é considerado estável.


Um quarto irmão foi encontrado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas e não apresenta sintomas de raiva humana, mas permanece sob observação.


Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se solidarizou com a família das vítimas e comunicou que fará um estudo na unidade de conservação do Rio Unini para investigar um possível desequilíbrio ambiental que esteja provocando o ataque de morcegos hematófagos.


Entre as possíveis causas para o aumento de morcegos nas áreas de moradia da reserva estão: seca prolongada, queimadas, desmatamento e morte de animais silvestres que serviam de alimento para os morcegos.


Após a mordida, a raiva humana pode se desenvolver entre uma semana e nove meses.


Os principais sintomas são deficit motor, com dormência ou formigamento de membros, e mudança de comportamento. Qualquer mordida de morcego deve ser investigada e a vítima levada imediatamente para uma unidade de saúde.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo