MP de São Paulo ajuiza ações contra Gilberto Kassab por improbidade administrativa

Improbidade administrativa

Publicado em 19/12/2017 - 22:22 Por Nelson Lin - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo ajuizou nesta terça-feira quatro ações por atos de improbidade administrativa contra ex-prefeito da capital paulista e atual ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, do PSD, e outras cinco pessoas, no âmbito de um Termo de Autocomposição, que é uma nova modalidade de acordo de leniência, com a Odebrecht.

 

De acordo com o Ministério Público, a empresa relatou que entre 2008 e 2012, repassou a Kassab mais de 21 milhões de reais, em valores da época, como caixa 2 eleitoral.


A Odebrecht teria pago esse valor sem uma contrapartida específica, somente para ter "melhor entrada" junto à gestão do então prefeito, segundo os colaboradores da empresa.


Na ação específica contra o ex-prefeito, os promotores de Justiça do Patrimônio pedem à Vara da Fazenda Pública que torne indisponíveis, liminarmente, cerca de R$ 85 milhões do ex-prefeito, o que equivale à quantia que ele recebeu da empresa, e uma multa de três vezes esse valor.


As outras 3 ações envolvem dois ex-secretários de Kassab Orlando de Almeida Filho (Habitação) e Elton Santa Fé (Controle Urbano) e o ex-vereador Francisco das Chagas do PT.


Na ação contra Orlando de Almeida Filho, a Odebrecht alega que contratou a empresa do filho dele para efetuar pagamentos de propina em torno de 6 milhões de reais e também como forma de adiantar o licenciamento de uma obra de grande porte em um terreno próximo à marginal Pinheiros.


Na ação contra Elton Santa Fé, o ex secretário é acusado de pedir adiantamento de propina de cerca de 200 mil reais à Odebrecht para efetuar a abertura de um canteiro de obras do túnel Roberto Marinho, uma via que ligaria a avenida de mesmo nome, na zona sul de São Paulo, com a rodovia Imigrantes. A obra está atualmente suspensa.


Na ação contra o ex-vereador Francisco das Chagas, os colaboradores da Odebrecht dizem que ele recebeu cerca de 30 mil reais de caixa 2 eleitoral nas eleições de 2010.


Pelo acordo, a empresa ressarcirá à prefeitura de São Paulo em cerca de 35 milhões em multas. Mas o acordo ainda precisa de homologação do Judiciário, de acordo com os promotores.


O promotor Silvio Marques ainda disse que a ação foi ajuizada nesta terça-feira, antes do recesso judiciário, porque o processo de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Kassab e demais envolvidos prescreveria no próximo dia 31 de Dezembro.


Em nota, a assessoria de Gilberto Kassab disse estranhar o ajuizamento de ação às vésperas de recesso judicial, mas que aguarda com serenidade os argumentos utilizados pelo Ministério Público para demonstrar a legalidade de todos os atos de sua gestão, como tem acontecido em outras situações.


Já a Odebrecht mandou nota falando que está colaborando com a Justiça no Brasil e nos países em que atua e está comprometida a combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas.


Os outros citados pelo MPSP não foram localizados pela reportagem

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo