Campanha Janeiro Roxo alerta população sobre hanseníase

Campanha

Publicado em 04/01/2018 - 12:03 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Governo e associações médicas fazem campanha Janeiro Roxo com foco no combate à hanseníase.

 

No Mato Grosso, um menino de 11 anos, portador da doença, morreu no primeiro dia do ano. A criança foi internada no domingo (31) com infecção generalizada e morreu na madrugada do dia 1º de janeiro, no Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

 

Daniel Rodrigues Santiago era portador de hanseníase multibacilar e estava em tratamento há três meses.

 

A técnica do Programa Estadual de Controle de Hanseníase Rejane Finotti explica que a morte está sendo investigada, mas os médicos já trabalham com uma hipótese.

 

Sonora: "Não ocorre óbito por hanseníase. O que pode ocorrer é intolerância medicamentosa. Logo no início do tratamento é orientado a procurar a unidade de saúde, caso sinta algum sintoma diferente."

 

A morte do menino portador de hanseníase no Mato Grosso reforça a importância da prevenção à doença.

 

Este mês, diversas organizações da sociedade civil, ministério e secretarias de Saúde promovem a campanha Janeiro Roxo.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Cláudio Salgado, conta que, nos últimos 10 anos, o número de casos caiu no país, mas a falta de diagnóstico e tratamento aumentou o número de pacientes com sequelas. 

 

Sonora: "Sabemos que a nossa rede de atenção básica não está funcionando a contento, deveria funcionar melhor. As referências de Hanseníase não estão sendo capacitadas do modo que deveriam ser, algumas estão sobrecarregadas. Temos feito diagnósticos tardios."

 

A hanseníase é uma doença crônica, contagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível.

 

A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo