Catadores temem futuro com fim do Lixão da Estrutural, mesmo com incentivos do GDF

Meio de Vida

Publicado em 20/01/2018 - 10:38 Por Dayana Vítor - Brasília

Alice Gonzaga, Gardivânia Teixeira, Valdineide de Santos, Almerino Rodrigues conseguem sustentar suas famílias há décadas com a venda de materiais recicláveis que retiram do lixão da estrutural.

 

Alguns chegam a ganhar mais de R$ 4 mil por mês. Mas, a partir deste sábado (20), a vida de cada um deles poderá mudar com a desativação lixão da Estrutural, o segundo maior do mundo.

 

Para ganhar o sustento desses e outros trabalhadores, o governo do Distrito Federal (GDF) assinou 28 contratos com 22 cooperativas de catadores para que eles façam a coletiva seletiva em várias cidades e também a triagem do material reciclável.

 

O executivo local ainda alugou cinco galpões onde os catadores cooperados irão trabalhar. Eles vão ganhar ainda pela produção e também bolsa auxílio de R$ 360 pelo período de seis meses. O GDF vai pagar as cooperativas até 350 por tonelada triada.

 

Mas, mesmo com os incentivos do governo, os catadores Alice, Valdineide e Almerino temem o futuro e não pretendem ir para os galpões.

 

Eles dizem que os galpões ficam muito longe de casa e que não terão dinheiro para pagar a passagem de ônibus. Além disso, alguns dos catadores, contam, são idosos e não conseguiriam trabalhar tão longe de casa.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo