Cheque de R$ 500 mil encontrado no gabinete de vice-governador de RR é periciado

Secretaria de Segurança

Publicado em 31/01/2018 - 09:41 Por Renata Martins - Brasília

O cheque de meio milhão de reais encontrado na vice-governadoria de Roraima é enviado para perícia.


O Instituto de Criminalística vai verificar, por exemplo, a autenticidade dos documentos e se foram adulterados ou rasurados.


De acordo com a Secretária de Segurança Pública, o material foi apreendido por uma equipe de servidores na sede da vice-governadoria durante procedimento de rotina, para levantamento patrimonial e limpeza do local, logo após Paulo César Quartiero renunciar ao cargo de vice-governador.


O cheque, supostamente assinado pelo atual presidente do legislativo roraimense, o deputado Jalser Renier, do Solidariedade, estava dentro de uma mochila junto com a carta renúncia original assinada por Quartiero e o cartão bancário pessoal do ex-vice-governador.


A reportagem perguntou se seria feito exame grafotécnico no cheque para verificar se realmente se tratava da assinatura do deputado Jalser.


Porém, o Governo de Roraima informou que não pode fornecer mais informações para não prejudicar o trâmite das investigações que estão sendo realizadas pela Polícia Civil.


A secretária de Segurança Pública, Giuliana Castro, chegou a afirmar que há indícios de um possível complô para prejudicar o Estado de Roraima.


Com o cargo de vice-governador vago, caso Suely Campos, do PP, precise se afastar quem assume é o presidente da Assembleia Legislativa.


Por meio de nota, o presidente da Assembleia Legislativa informou que desconhece o documento, cuja conta bancária está inativa. Jalser disse que o cheque foi “plantado” e que vai pedir investigação sobre o uso da força policial para uso pessoal da governadora Suely Campos.


A assessoria de Quartiero informou que desconhece o suposto cheque e que, em nenhum momento, outras pessoas que não fossem os policiais e servidores do primeiro escalão do governo puderam acompanhar as supostas buscas, feitas sem mandado judicial.


Na nota, Quartiero diz, ainda, que o ato de renuncia é fruto de uma decisão pessoal, irrevogável, e que deveria ser respeitado pelo Governo do Estado.


Nessa segunda-feira (28), o Ministério Público do Estado de Roraima afirmou que investigará o caso tendo em vista que a suposta prática de atos ilícitos envolvem pessoas com prerrogativa de função. É o caso, por exemplo, do deputado estadual Jalser Reiner.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo
Política

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Polícia do Rio identifica 34 pessoas que provocaram incêndios

Trinta e quatro autores de incêndios criminosos praticados no Rio de Janeiro foram identificados por meio da Operação Curupira, resposta da Polícia Civil no combate às queimadas que atingiram diversos parques do Estado. Cinco já foram presos e nove indiciados.

Baixar arquivo