logo Radioagência Nacional
Geral

DF quer usar água do volume morto do Descoberto, maior reservatório da capital

Crise hídrica
Baixar
Dayana Vítor
08/01/2018 - 16:20
Brasília

O volume morto da Barragem do Descoberto, aquela água armazenada abaixo da cota mínima, poderá ser utilizado pelo Distrito Federal em breve.

 

O Descoberto é o maior reservatório da capital do país e chegou ao nível de 5,3% de sua capacidade no dia sete de novembro. Nesta segunda, estava em 35,4%. Mas mesmo assim, o governo do DF pretende captar o volume morto do reservatório.

 

Nesta segunda-feira, a Caesb realizou pregão eletrônico para contratar a empresa que vai realizar a obra necessária para a captação. O resultado da licitação será divulgado apenas mais tarde.

 

A CAESB prevê investimentos de quase 500 mil reais para construir a tubulação especial que vai captar o volume morto e também para realizar testes. O presidente do órgão, Maurício Luduvice, explica como será a obra.

 


A água do volume morto está localizada em um nível mais profundo, o que pode acumular sujeira. O diretor de comunicação social do SINDÁGUA - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água do Distrito Federal, Alexandre Pimenta, relata que pessoas que consumiram água do volume morto em outros estados adoeceram.

 

A Caesb garante que a água do volume morto não vai representar perigo para a população, pois ela será tratada e seguirá os padrões de qualidade exigidos para o consumo.

x